top of page
pexels-andrea-piacquadio-3765109.jpg
Ilustração-Sem-Título-15.png

MEDICINA DO SONO

MEDICINA DO SONO
 

    A MEDICINA DO SONO  é a especialidade médica responsável por atender, diagnosticar e tratar as diversas doenças que afetam o sono normal do indivíduo
 

    O sono é de fundamental importância para a saúde do ser humano, e, por isso, há um exponencial avanço na medicina do sono nas últimas décadas. Antigamente, acreditava-se que o sono exercia apenas a função de recarregar as energias gastas nas atividades cotidianas. No entanto, com os métodos recentes e avançados para a avaliação do sono, verificou-se que, apesar do corpo estar quieto e sem aparente relação com os estímulos externos, o cérebro é sede intensas e fundamentais atividades durante este período. Essas atividades, que ocorrem durante o sono, são cruciais para o adequado funcionamento de todos os sistemas do organismo.


    Sendo assim, uma noite de sono com quantidade/qualidade adequadas, além de proporcionar sensação de bem-estar físico e psíquico, colabora para o perfeito funcionamento de outros sistemas com por exemplo o endocrinológico e o cardiovascular.


     SONO NORMAL

    A importância de um sono de qualidade é reconhecida nas diferentes faixas etárias, desde as crianças que secretam o hormônio de crescimento (GH) durante fases profundas do sono, e que, portanto, necessitam de um bom sono para o crescimento saudável, até os adultos que podem evitar acidentes laborais e de trânsito após uma boa noite de sono. Mas o que seria um sono normal?


    Sono normal é aquele que proporciona sensação de restauração plena, abolindo a sonolência excessiva diurna ou falta de concentração nas atividades diárias. Um sono normal depende da genética, da cultura, da idade, do uso de medicações e de tantas outras variáveis. Enfim, existe um sono normal para cada indivíduo.

    ALTERAÇÕES DO SONO NORMAL

       
   
Um indivíduo apresenta alterações no sono normal devido a problemas originários do próprio sono (primários) ou como consequência de doenças ou uso de medicações (secundários) que interfiram no sono.

    A Classificação Internacional das Doenças do Sono, que é um manual de definições das doenças do sono publicado periodicamente, explicita dezenas de doenças atualmente catalogadas como a Insônia, a Privação de Sono, a Síndrome das Pernas Inquietas, o Sonambulismo, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, dentre diversas outras.

       
    Os sintomas destes distúrbios são variados e precisam ser analisados individualmente, porém, quando analisa-se a população adulta, os sintomas mais comuns são a sensação de sono não reparador, fadiga ao acordar, roncos intensos que incomodam o companheiro de quarto e sonolência excessiva diurna.

 

Contate-me

VOI MEDICINA E CHECK-UP
 

Rua: Pero Lopes, 820 - Taquaral - Campinas - SP - CEP: 13076-418 
www.voi.med.br
brunobernardoduarte@gmail.com

Agendamento do consultas: (19) 3112-4600

instagram 003278.png

© 2022 by 7ing Site. Orgulhosamente criado para o Dr. Bruno Duarte

bottom of page